Terapia Ocupacional para idosos
Entenda o que oferecemos de terapias ocupacionais
Como a terapia ocupacional colabora com o bem-estar
Terapia Ocupacional, portanto, é o ato de proporcionar a cada paciente um grau máximo de independência e autonomia, facilitando seu desempenho funcional em seu ambiente de trabalho, doméstico e de lazer. Dessa forma, a Terapia Ocupacional tem como principal tarefa promover qualidade de vida, por meio da restauração e reforço de habilidades e capacidades funcionais, facilitando a execução de suas atividades de vida diária.
Perdas Físicas
Uma das principais dificuldades encontradas por grande parte dos idosos é a perda física, que pode ficar limitada devido a alguns fatores associados ao processo de envelhecimento, sendo eles: fragilidade óssea, perda da elasticidade do tecido conjuntivo, diminuição da força muscular e artrites.
Exercícios físicos, caminhadas, dança, entre outras ocupações encontradas no Residencial Club Leger, são algumas das áreas pela terapia ocupacional e que auxiliam na promoção da manutenção das funções corporais como medida preventiva, bem como a melhora das funções musculares e articulares, circulação sanguínea, coordenação motora, sobretudo, prevenção da obesidade e sedentarismo que podem trazer como consequência o desencadeamento de processos degenerativos.
Limitações cognitivas
Outro fator comum devido ao processo de envelhecimento são as limitações cognitivas que normalmente aparecem em muitos idosos; diminuição da atenção, perda progressiva da memória são algumas alterações que podem dificultar a execução das atividades diárias do indivíduo, por isso, é importante a estimulação cognitiva, que faz parte da atuação da terapia ocupacional disponível no Residencial Club Leger.
O ambiente do Residencial Club Leger também conta com piano de cauda para auxilio cognitivo dos idosos e melhor desenvolvimento de suas habilidades para os idosos que já saibam utilizar o instrumento e reviver bons momentos da vida na casa de repouso.