Acompanhamento de residentes com depressão

Depressão

Tratamento, prevenção e o papel do residencial no tratamento da depressão

Desenvolvimento do idoso com depressão

Como a depressão acomete os idosos

Na terceira idade, especialmente quando há doença degenerativa, com perda de capacidade funcional e dor crônica, e quando há perda de laços referenciais e de uma série de suportes, o idoso fica muito vulnerável. É extremamente necessária uma atenção especial com essas pessoas, o diálogo é base para o entendimento do que está se passando. Procurar entender o motivo da tristeza do idoso, saber lidar com suas dores e encontrar soluções viáveis para a melhora do quadro, sempre com acompanhamento de um profissional da área tanto psicológica quanto da área geriátrica.

Geralmente, as perdas estão por trás da depressão. Abrir mão da saúde, da autonomia e dos papéis ativos na sociedade, por exemplo, são fatores que levam a tristeza profunda. A pessoa vai, aos poucos, perdendo a sua voz e o seu espaço, e a depressão se torna um protagonista nessa situação. O idoso começa a se sentir inútil e profundamente triste.

Além do fator social, existem algumas doenças comuns à velhice, como por exemplo, a demência, também podem se tornar possíveis motivos, ao passo que incapacitam e provocam a perda da autonomia e independência. Quando já não podem realizar as atividades básicas e instrumentais da vida diária, ocorre isolamento, tristeza e até mesmo depressão.

Manter a pessoa idosa dentro de uma atividade, que continue vivendo entre pessoas, é fundamental. É incentivar atividade de lazer. A companhia de pessoas queridas também é essencial para afastar os pensamentos negativos.

Casas de repouso para idosos surgem como uma opção segura de cuidado do idoso. Não só por ser um ambiente apto para receber a terceira idade, mas porque também conta com profissionais especializados em cuidar das necessidades de seus clientes.

Tendo em vista a preocupação da família em ter seu idoso em um ambiente tranquilo e familiar, as casas de repouso buscam proporcionar um tratamento tão atencioso quanto em sua própria casa, tendo sempre cuidadores por perto, para lhes proporcionarem aquilo que desejam.

A importância das casas de repouso para os idosos com depressão

Além de o convívio social ser amplo, sempre com alegria, conforto e bem estar, as casas de repouso diminuem os índices de depressão entre as pessoas que nela estão hospedadas. No Residencial Club Leger, o idoso, reencontra-se com o melhor da vida, compartilhando experiências, alegrias, seja nas grandes ou pequenas coisas.

A autoestima dos idosos é prioridade na casa, sendo de suma importância que o idoso obtenha aquele que ele busca nessa etapa da vida, felicidade. Na casa, o idoso terá um atenção especial diária, desde de uma alimentação perfeitamente adequada e que o idoso se sinta confortável, até atividades físicas que também são acompanhadas pelos profissionais do Residencial Club Leger.

Texto: Dr. Leandro Ciulla – Médico Psiquiatra – CREMERS 30501/RQE 21281

Rolar para cima